Pular para o conteúdo principal

Minha Análise: Coringa

Fonte: AdoroCinema

O filme conta a história de Arthur Fleck, protagonizado brilhantemente por Joaquim Phoenix. Um Homem com diversos distúrbios psicológicos e que ainda mora com a sua mãe em um apartamento pequeno na cidade de Gotham.
O fato dele ter uma vida sofrida, ser motivo de chacota por onde passa, os seus vários problemas mentais, de não ser valorizado em nada e questionar sempre o porquê dê sua existência, remete ao sentimento de pena a quem assiste ao filme, despertando empatia, ao personagem.
Todd Phillips arquitetou tudo isso de forma incrível, colocando em "cheque" o rótulo de vilão de um dos mais conhecidos e importantes personagens das histórias em quadrinhos, simplesmente o arquirrival de Batman. Mas aí é que está, o filme não foi feito especificamente para o Coringa que conhecemos, o personagem poderia se chamar "Zezinho" e funcionaria da mesma maneira.

Fonte: Warner Bros./Divulgação

A história vai se desenrolando e misturando as emoções, em determinada parte do filme, você já não sente tanta empatia assim e o lado perturbado e sombrio de Arthur Fleck ganha destaque.
O longa é violento, perturbador e reflexivo, ao sair da sala de cinema ou ao desligar a tv, você relembra de piadas maldosas, de cenas que viu e presenciou na vida real, de pessoas humilhando outras, entre tantas outras coisas que terminaram em tragédia e percebe que em muitas vezes é a sociedade quem cria os "Coringas".
Para quem não assistiu ainda, veja, vale a pena e pra quem já viu, veja de novo, também valerá a pena.

Comentários